(21) 3186-4776 / 96550-6246
O que é ser empoderado?

O que é ser empoderado?

O que é ser empoderado pra você? Quando alguém o reconhece como uma pessoa empoderada, a que isso te remete? A uma certa estética? A um discurso? O que você entende de empoderamento e como você se apropria dessa expressão está extremamente ligado ao que você entende que é poder. 

É senso comum que todos querem poder e, ainda mais senso comum, é afirmar que que o poder corrompe as pessoas, portanto, é necessário afastar-se dele, ainda que seja desejável. Os seres humanos têm uma relação com o poder que mistura o medo é o desejo.                                               

Em sites como a Wikipédia, por exemplo, poder é definido como “ a capacidade de deliberar arbitrariamente, agir e mandar e também, dependendo do contexto, a faculdade de exercer a autoridade, a soberania, o império.” Logo na definição, é possível perceber que poder está ligado a liderança. Existem vários tipos de poder: financeiro, espiritual, político, de sedução…O ser humano joga em suas relações com o poder que tem e, ao longo da vida, busca adquirir os poderes que não tem.                                                                                                                                                               

Há, muitas vezes, também, aqueles que passam a vida fugindo do poder que possuem, como se a proximidade com o poder pudesse, paradoxalmente, enfraquecê-las ou transformá-las em algo ruim. São diferentes formas de lidar com isso, mas todas elas são baseadas no que você acredita que o poder trará para sua vida. A forma de encarar o poder, seja buscando-o incansavelmente, seja fugindo desesperadamente é determinada pelas suas crenças, por como o ensinaram que é o poder, por como as pessoas que te cercaram durante a infância lidaram com ele.                                           

Mais importante do que entender o que determina como é sua relação com o poder é entender que essa relação determinará onde você estará e como será sua vida. Afirmar-se empoderado é entender-se como alguém que está cheio de poder, é entender isso como algo extremamente benéfico tanto para a própria vida como para a sociedade em geral. O poder, como já foi dito, implica a liderança, mas não necessariamente o autoritarismo, o isolamento. 

Ser empoderado é, antes de tudo, entender-se como líder do próprio destino, comandante da própria embarcação. É colocar-me como responsável pelas consequências de suas decisões e aceitar a sua própria essência. Isso é poder, isso é ser livre.

Como dizia Nina Simone, mulher empoderada: “liberdade é isso: não ter medo.”

Deixe uma resposta

Fechar Menu
Contact Person WhatsApp

https://youtube.com/watch?v=jWG1W2eKT7I%3Fmodestbranding%3D1%26autoplay%3D0%26controls%3D0%26showinfo%3D0%26rel%3D0%26enablejsapi%3D1%26version%3D3%26playerapiid%3Diframe_onetone-youtube-video%26origin%3Dhttp%253A%252F%252Froamonet.com.br%26allowfullscreen%3Dtrue%26wmode%3Dtransparent%26iv_load_policy%3D3%26html5%3D1%26widgetid%3D1