(21) 2184-6716 / 99049-0436
Tempo e energia: para quê e para quem?

Tempo e energia: para quê e para quem?

Há dois fatores que devem ser sempre considerados para avaliar a sua qualidade de vida: o quanto de tempo e o quanto de energia você gasta para quê e para quem? Isso significa que se você se sente cansado, infeliz, insatisfeito com sua vida, é sinal de que está usando mal seu tempo e sua energia.

O que é tempo? Tempo é a medida de organização da vida. É a fórmula de equacionar a nossa história e dividi-la por períodos. Há muitas pessoas que não têm noção dessas medidas. Todos os segundos, minutos, horas, dias, semanas, meses, anos, décadas constroem a nossa história.

Logo, se você usa três horas de um dia qualquer para conversar com um amigo, essas horas são adicionadas à sua história, que é como um livro que não pode ser revisado ou reescrito. Essas três horas já foram registradas e influenciarão as próximas horas e dias da sua história e assim por diante.

O que é energia? Ela é a carga necessário para realizar as ações da sua história, o seu movimento no mundo. Tempo e energia estão intensamente ligados. Se uma atividade do seu dia exige muita energia, mas você está cansado, isto é, sem energia, você provavelmente vai levar muito tempo para completar tal atividade. Dessa forma, organizar a energia é organizar também seu tempo.

Não é preciso muita explicação para ligar esses dois fatores à sua qualidade de vida. Dificilmente você dedicará tempo e energia a coisas que não valoriza. Se faz isso, sua vida provavelmente é medíocre e sem alegria. O problema é identificar quando isso está acontecendo, o que é bastante fácil, mas poucas pessoas conseguem ter sensibilidade para fazê-lo.

Primeiramente, olhe para a sua semana. Escreva detalhadamente o que faz em cada um dos horários que tem. Quanto tempo dedica ao trabalho? Quanto tempo dedica à organização da casa? E à família, ao cônjuge, aos amigos? Quanto tempo de sua semana está dedicado à navegação na internet? Você pode, neste momento, se autossabotar e pintar uma semana ideal, ou seja, a semana que você acha que deveria ter, mas que na verdade não acontece pois você “perde tempo” com outras coisas. Se fizer isso, não conseguirá identificar os ladrões do seu tempo, que são as coisas que não têm peso significativo pra você, não influenciarão positivamente a sua história, mas que, mesmo assim, costumam ocupar minutos, horas e consumir sua energia para o que é importante.

Depois que analisar com frieza o que faz com seu tempo, pergunte-se quais dessas coisas realmente devem, precisam estar ali. Justifique a presença delas na sua semana e calcule quanto de energia você empenha para fazer tais coisas.
Ao fazer esse exercício, você entenderá os motivos pelos quais você nunca tem disposição para tocar aquele projeto na gaveta, por que nunca tem tempo para dedicar a quem você diz que ama, e, sobretudo, compreender os motivos do seu cansaço, da sua infelicidade, ansiedade e da aparente falta de sentido que pode rondar nossa vida por algumas fases.

Lembre-se: você é responsável por construir sua história. Quanto de tempo e energia investirá
para escrever as páginas importantes??

Deixe uma resposta

Fechar Menu
WhatsApp chat WhatsApp

https://youtube.com/watch?v=jWG1W2eKT7I%3Fmodestbranding%3D1%26autoplay%3D0%26controls%3D0%26showinfo%3D0%26rel%3D0%26enablejsapi%3D1%26version%3D3%26playerapiid%3Diframe_onetone-youtube-video%26origin%3Dhttp%253A%252F%252Froamonet.com.br%26allowfullscreen%3Dtrue%26wmode%3Dtransparent%26iv_load_policy%3D3%26html5%3D1%26widgetid%3D1